Postado em 25/11/2021

AMANHÃ É BLACK FRIDAY – EMPRESÁRIO, SAIBA COMO SE PREPARAR PARA ESSE DIA

Para evitar descumprir as regras consumeristas, é importante que o empresário saiba como se preparar para essa data.

Data muito aguardada pelos consumidores, e também pelos empresários, neste ano a Black Friday será comemorada no dia 26 de novembro de 2021, última sexta-feira do mês.

Essa data veio importada dos Estados Unidos, tendo começado em 2010 aqui em nosso país, virando hoje um grande fenômeno, o que fez com que grandes órgãos de defesa do consumidor passassem a atuar de forma incisiva nestas datas, para garantir que os direitos do consumidor sejam respeitados.

No ano passado, o Procon-SP recebeu mais de dois mil atendimentos relacionados à campanha, sendo 1.912 reclamações de consumidores com problemas em compras e 542 consultas e orientações. As principais reclamações estavam relacionadas a atraso ou falta de entrega de produtos, cancelamento de pedidos, descontos fraudulentos e mudança de preço na hora da finalização da compra.

Pensando nisso, a fim de evitar dissabores, veja as dicas abaixo de como sua empresa deve se preparar para esse dia, para que tanto sua empresa quanto os consumidores saiam satisfeitos:

 

Planejamento é fundamental em qualquer ação de negócio, em especial nesta data. Verifique seu estoque e tenha certeza que está disponibilizando a quantidade correta de produtos, principalmente em produtos vendidos online. É comum vermos grandes empresas realizando inúmeros cancelamentos de pedidos, pois disponibilizou quantidade maior de produtos do que realmente havia em seu estoque.

Importante lembrar que o artigo 35, I, do CDC, prevê que o consumidor pode exigir o cumprimento forçado da obrigação, nos termos da oferta, apresentação ou publicidade.

 

Um dos pontos que mais causam controversa durante a Black Friday, é o famoso “vender tudo pela metade do dobro”. Por isso, somente disponibilize produtos que te possibilitem oferecer descontos reais.

O Procon-SP vem, desde o mês de setembro, acompanhando os preços de inúmeros produtos de diversas empresas, para se certificar que um determinado produto não tenha seu preço elevado, e depois “ofertado” com seu preço normal.

 

Sabemos que é natural que algum produto tenha que ser trocado após a compra, principalmente se tratando de compras online. Por conta disso, divulgue sua política de trocas, no seu site ou na sua loja física, da forma mais direta e clara possível, evitando futuros aborrecimentos.
Em se tratando de vendas online, não se esqueça que o consumidor possui o direito de arrependimento, onde pode solicitar seu dinheiro de volta no prazo de 7 dias após o recebimento da compra.

 

Após a grande demanda de compras online durante a Black Friday, é esperado já um certo atraso na entrega dos produtos. Para evitar essa situação e sempre deixar o consumidor satisfeito, cumprindo o prazo apresentado, escolha o melhor método de envio (transportadora, correios, etc), e planeje junto com essas empresas para que o envio ocorra dentro do prazo.
 

Com o grande fluxo de consumidores que irão visitar sua loja física ou o site de sua empresa, é de grande importância que consiga suportar esse tipo de demanda.

         Reúna seus funcionários e os prepare para esse grande dia, prestando auxilio a todo momento. Organize seu espaço físico e online, e respeite as normas consumeristas, para evitar autuações futuras.

Seguindo as dicas acima, temos certeza que o dia será um grande sucesso. Desejamos boas vendas e boas compras.

Thayla de Souza é advogada associada do escritório Marinho Advogados Associados. Mestre em Direito pelo Centro Universitário Eurípedes de Marília. Pós-Graduada em Direito do Consumidor pelo Complexo Damásio de Jesus. Pós-Graduada em Direito Civil e Processual Civil pela Universidade Estadual de Londrina – UEL. Graduada em Direito pelo Centro Universitário Eurípedes de Marília. Membro da Comissão de Direito do Consumidor da Ordem dos Advogados do Brasil, subseção de Marília. Contato: thayla@marinho.adv.br


Endereço / Contatos
Marília/SP
Rua José Joaquim de Oliveira, 249
Jardim Acapulco - CEP 17.525-170
Telefone
+55 14 3453 1361
São Paulo/SP
Avenida Paulista, 491 - Conj. 51
Bela Vista - CEP 01.311-000
Telefone
+55 11 2096-3165
Avaré/SP
Avenida Pref. Paulo Novaes, 1067
Centro – CEP 18.705-000
Telefone
+55 14 3448-1475
Brasilia/DF
SCS, Quadra 1, Ed. Gilberto Salomão
conjunto 1004, Asa Sul, CEP 70.605-900
Telefone
+55 14 3453-1361
© 2024 Marinho Advogados Associados. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por StrikeOn.
Whats