Postado em 20/11/2018

SAIBA O QUE SIGNIFICA O DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

O dia da Consciência Negra é uma data comemorativa e reflexiva.

SAIBA O QUE SIGNIFICA O DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

"Orgulho negro, não é supremacia
Nem sinônimo, de raça superior
É ter orgulho desta nobre etnia,
  Que aboliu todo o rancor.."

(Orgulho Negro)

 

De antemão, "consciência negra" é uma expressão relacionada às percepções históricas e culturais que os negros têm de si mesmos, vez que a nação africana não se reconhecia como negra, e sim como Bantos, Fulas e etc.

O dia da Consciência Negra é uma data comemorativa e reflexiva, que nos remete ao passado da escravatura e desigualdade social, sendo que por esta razão optou-se por uma data de celebração simbólica da luta de libertação e igualdade que travaram.

O dia 20 de novembro foi escolhido, pois neste dia do ano de 1695 ocorreu a morte do líder negro Zumbi dos Palmares, reconhecido como exemplo de luta e resistência contra a escravidão do Brasil Colonial, liberdade de culto, religião e prática da cultura africana no Brasil.

Tamanha é a contribuição da cultura e miscigenação brasileira que foi editada uma lei federal (10.639/2003) instituindo o ensino da cultura afro-brasileira de forma obrigatória na base curricular de ensino brasileiro.

Reside nessa data, embora por um pesar de desigualdade que os negros sofreram, uma celebração por todos os direitos que conquistaram por meio de suas lutas diárias que, ressalta-se, jamais irão cessar.

Autora: Laura Pigoni, estagiária da Marinho Advogados Associados.


Endereço / Contatos
Marília/SP
Rua José Joaquim de Oliveira, 249
Jardim Acapulco - CEP 17.525-170
Telefone
+55 14 3453 1361
contato@marinho.adv.br
© 2018 Marinho Advogados Associados. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por StrikeOn.